Work Master - Soluções Contábeis

Atendimento On-line Acesse

Notícias - DESVENDANDO A CONTABILIDADE

Data: 4/2/2013

 


DESVENDANDO A CONTABILIDADE

 

                A Contabilidade é uma ciência que estuda, registra e interpreta os atos e fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Sua finalidade é alcançada por meio dos registros e análise de todos os atos que produzem variações no patrimônio. Tem por fim assegurar o controle e suportar os administradores de informações necessárias a gestão e demais pessoas com ela relacionadas.

                Para que os objetivos sejam atingidos a escrituração é o meio hábil que a ciência contábil tem para registrar as ocorrências patrimoniais, ainda, produzir seu demonstrativos - relatórios que são consubstanciados pelas informações ocorridas na entidade.

                As demonstrações contábeis são peças expositivas que reúnem os fatos de maneira a obter o máximo de informações. A análise dos demonstrativos (Balanço, DRE,

DFC...etc.) constitui uma técnica de decompor e interpretar o conteúdo destas demonstrações, quantitativa e qualitativamente em informações analíticas.

                A Ciência contábil é uma ciência social, assim como a economia, a administração, etc. No entanto, alguns a considera como uma técnica ou uma arte. Não importando a classificação dada, a ciência contábil vem adquirindo cada vez mais importância. Impulsionada pelo crescimento corporativo, cada vez mais as empresas necessitam da eficiência e eficácia dos profissionais contábeis. Com o advento das normas internacionais e os CPC"s - não poderia deixar de ressaltar -, a contabilidade se tornou mais robusta.

                Neste contexto, serão capazes de trabalhar intimamente com a infinidade de informações geradas pelo estudo e no controle do patrimônio, aqueles que observam as mudanças que o mundo corporativo vem sofrendo. Ficar estanque as mudanças é caminhar a passos largos rumo a bancarrota. Uma premissa antagônica, mas verdadeira.

                O papel da contabilidade, há muito, deixou de ser apenas "prover" informações aos administradores, e deve ser vista de um outro viés que vai muito além. O apoio, compreensão, utilização e gerenciamento com fim a aperfeiçoar os processos de tomada de decisões e na construção de soluções mais assertivas, criativas, éticas e transparentes é um desses papeis. Com isso, a contabilidade será capaz de inspirar confiança e criar uma mais valia capaz de preparar a entidade no sentido de suportar mudanças conjunturais econômicas tão comuns em um mundo globalizado.

Gerir uma "empresa" sem o auxílio das informações contábeis é como fazer uma cirurgia sem os exames pré-operatórios. Como podemos notas, a contabilidade vai além da confecção de uma folha de pagamento ou da elaboração de guias para pagamento de tributos.

 

Fonte: www.workmater.com.br

Wilfe S. Cardoso


Acesso rápido

Confira todos os links

Subir ao topo